Biblioteca e tecnologia
8

Biblioteca Nacional lança sua hemeroteca digital – Tutorial parte 2

A Biblioteca Nacional lançou sua hemeroteca digital com acesso em (hemerotecadigital.bn.br para site do produto e memoria.bn.br para acesso direto a coleção e busca por palavras no conteúdo) já trazendo mais de 600 títulos de periódicos digitalizados. O produto foi feito pela empresa DOCPRO e teve financiamento da FINEP

Compartilhe:
  • googleplus
  • linkedin
  • tumblr
  • rss
  • pinterest
  • mail
PUBLICIDADE
ARTIGO

Se você chegou aqui, esta é uma continuação do tutorial iniciado em http://bibliotecno.com.br/?p=2270 – com a notícia do lançamento da Hemeroteca Digital Brasileira – HDB – da Biblioteca Nacional – BN – e dicas sobre seu uso. Este é um texto para bibliotecários (principalmente universitários e de bibliotecas públicas) e o público em geral.

Encerramos a primeira parte com as regras para inserir um melhor termo de busca, ou a combinação de termos. No exemplo da parte 1, uma busca por um período, local de publicação e termo de pesquisa em todos os periódicos digitalizados do período e local escolhido resultará em uma lista de ocorrências por título, conforme a imagem abaixo:

 

 

Por padrão, a resposta será do periódico com maior volume de ocorrências para aquele com menor quantitativo de resultados, ou mesmo nenhum. É possível inverter a ordem ou a coluna que ordena o resultado, bastando clicar no identificador da coluna. Por exemplo: clicando na etiqueta descrição o sistema irá ordenar o título alfabeticamente, clicando mais uma vez irá alterar a ordem alfabética utilizada. Para visualizar um periódico, basta clicar em seu título.

 

Após a escolha do periódico, na busca por palavras, a tela acima será exibida. Logo será exibida a primeira página com uma ocorrência da palavra buscada e um esquema de pastas em aberto. No esquema de pastas são exibidas correspondentes ao ano e as edições (infelizmente não há ainda divisão por meses e por dias, fazendo o usuário ter que buscar por aproximação alguma data específica, baseando-se no numero das edições). Quando há a busca por palavras, as pastas correspondentes ao ano em azul e as correspondentes as edições em verde são aquelas que contém a ocorrência das palavras procuradas. Ao lado do número da edição onde contém o termo recuperado aparece entre parenteses a quantidade de páginas com a ocorrência dos termos naquela edição.

É possível passar para a próxima edição com ocorrência através da navegação por pastas, mas não é possível passar direto a próxima página em uma edição, quando esta contém mais de uma página como resultado de pesquisa. Assim, ao lado esquerdo do sistema de pastas, é exibido quantitativo de ocorrências, a página em relação ao total de páginas com ocorrências naquela edição e setas que permitem navegar para a próxima ou ocorrência anterior (seja ela uma página ou outra edição).

A ferramenta faz a marcação em verde na página do periódico do local onde estão os termos pesquisados.  Neste caso é bom frisar que o sistema não possibilita uma busca dos termos de pesquisa na ordem exata como escritos, devido a limitações que a própria diagramação diferentes entre jornais oferece. Assim, a visualização da página em tamanho reduzido possibilitar observar de forma visual se aquele conjunto de termos de busca faz significado para a pesquisa efetuada. Observe que em uma mesma página o jornal poderia conter as palavras febre e amarella (do exemplo deste tutorial) espalhadas por diversas matérias, porém, a concentração de termos marcados em verde indica uma maior probabilidade de que ali se encontra os termos procurados no contexto desejado.

 Para a melhor leitura a ferramenta oferece diversas opções de tamanho de exibição, conforme exibido abaixo:

Para acessar as opções de dimensões de exibição basta passar o cursor do mouse por cima do ícone azul, ao lado da paginação das edições. São exibidas diversas possibilidades, desde o menor tamanho (6%) até a resolução de digitalização máxima (tamanho original). Aqui é conveniente abordar a questão da reprodução. Na barra superior da ferramenta o usuário irá perceber que a opção de salvar a página encontra-se desabilitada, contudo, por se tratar de uma imagem, é possível salvar esta em todos os navegadores.

Em geral (no Windows e Linux) basta clicar com o botão direito (ou de opções) em cima da imagem da página e escolher a opção “salvar imagem como” (ou similar), porém, a página será gravada conforme o tamanho exibido, assim, recomenda-se escolher a dimensão “tamanho original” antes de salvar a imagem. No caso de buscas por palavras, a marcação em verde da palavra de pesquisa na página do jornal também será mantida, o que é um inconveniente para aqueles que desejam utilizar esta imagem em algum trabalho. A saída para este caso é anotar o nome do periódico, ano, edição e página, voltar a página inicial e escolher aquele título sem o uso de termos de busca. Assim, bastará navegar pelo esquema de pastas até chegar na página desejada sem marcação alguma, optar pelo tamanho original e salvar a página. Esta será guardada em arquivo jpeg.

No botão verde, ao lado daquele dedicado as dimensões de visualização, teremos também as opções de visualização em miniatura das páginas, das capas e das ocorrências. Esta é uma opção em geral utilizada por aqueles que desejam fazer sua consulta baseada em imagens, excluindo assim as páginas apenas textuais. Mas o uso desta função pode ser ampliado e tenho como experiência uma solução gerada por um usuário que procurava sobre o clube “flamengo”, sendo que este também é o nome de uma rua, de um parque, de um bairro e do aterro do flamengo, sendo que normalmente estas ultimas possibilidades ocorrem no classificado. Assim, o usuário percebeu o layout característico dos classificados no Correio da Manhã e utilizou a ferramenta de miniaturas para observar quais páginas seriam dos classificados, excluindo estas de sua pesquisa. O que demonstra que esta possibilidade também pode ser adequada a necessidade e criatividade do usuário.

Em geral, estas são as possibilidade de pesquisa do sistema da DOCPRO, utilizando em memoria.bn.br. A empresa oferece uma ajuda de uso com imagens e vídeos, acessível em http://www.docpro.com.br/ajudaDrDlight/index.html

Busca cronológica

> Vantagens: baixar a edição completa em .pdf, busca no conteúdo do arquivo já armazenado em seu computador

Voltamos então a tela inicial da HDB –  hemerotecadigital.bn.br – a seguimos pela segunda opção apresentada no item pesquisa no acervo

O grande objetivo deste site é ser aberto para busca do Google para recuperar informações sobre os periódicos digitalizados, oferecendo também históricos sobre os títulos, informações referenciais não presentes no sistema de busca por palavras. Aqui também é possível observar os últimos item digitalizados e notícias sobre a hemeroteca. É bom observar que podem haver diferenças no quantitativo de periódicos oferecidos no item busca por palavra e busca cronológica e que a lista colocada ao fim deste tutorial se refere aos disponíveis no busca por palavras.

Ao selecionar a opção Busca Cronológica o pesquisador chegará a uma página com o formulário acima para a consulta aos títulos desejados. Um diferencial apresentado aqui é a busca por cidade, que não está presente na busca cronológica. Ao selecionar um título específico o pesquisador chegará na tela abaixo.

Construída em Dupal e buscando o modelo portal, sua estrutura na verdade é de um blog, onde os posts ou artigos, são informações sobre os periódicos digitalizados e o acesso ao conteúdo, conforme a página básica exibida acima.

No resultado haverá – atualmente apenas para alguns periódicos – um histórico da publicação e para cada título dois links serão exibidos.

O segundo ícone encaminhará para a página do periódico na ferramenta de busca por palavra exaustivamente abordada neste tutorial (principalmente na parte 1), sendo que a primeira levará o usuário a um calendário, onde este deverá escolher o ano e número baixando a edição completa em .pdf

Esta possibilidade só é útil para aquele que já sabe a edição que irá pesquisar, não precisa de busca por palavras em várias edições ou periódicos e necessita da guarda de toda a edição. Mesmo assim, é bom observar a qualidade superior de guarda da imagem quando colocada em tamanho original na ferramenta de busca por palavra (na forma indicada neste tutorial) e do volume maior de possibilidade de tratamento e uso do jornal em trabalhos quando em imagem .jpeg em relação ao .pdf do calendário.

Mas a guarda de toda a edição pode ser útil para aquele que deseja buscar palavras em uma edição sem estar conectado a Internet. Isto ocorre pelo fato dos .pdf gerados serem também oceirizados e permitirem a busca de palavras no arquivo baixado.

Enfim, esta é uma ferramenta de múltiplas possibilidades levando o pesquisador mais próximo a informação desejada e que como já observamos no início deveria ser indicada aos usuários a exaustão.

Porém, mesmo com um trabalho magnífico e mais de 600 títulos digitalizados pela Biblioteca Nacional, existem várias outras instituições digitalizando periódicos sem uma busca integrada. O Bibliotecno vem buscando ajudar a reunir estas informações que podem ser acessadas por www.bibliotecno.com.br/periodicos 

CLIQUE AQUI PARA A PRIMEIRA PARTE DESTE TUTORIAL

Mas depois de todo este papo você pode estar perguntando: Quais são os títulos digitalizados? São muitos e não é complicado de encontrar na hemeroteca, mas, vamos aqui relacionar, fazer uma lista sem fim de todos os títulos digitalizados até o momento em que este tutorial foi escrito… Muita coisa? Use o Ctrl + F e procure

A Actualidade  ; A Assembleia Legislativa Provincial do Espirito Santo  ; A Aurora Fluminense  ; A Batalha  ; A Bomba  ; A Campanha  ; A Capital  ; A Carranca  ; A Cidade  ; A Cidade do Turvo  ; A Coalição  ; A Constituição ; A Constituição : Orgao do Partido Conservador  ; A Constituinte  ; A Cruzada  ; A Epoca  ; A Época  ; A Epocha  ; A Escola  ; A Esquerda  ; A Estação  ; A Estrella do Norte  ; A Familia  ; A Federação  ; A Folha da Victoria  ; A Folha Nova  ; A Imprensa  ; A Instrucção Publica  ; A Lanterna  ; A Liberdade  ; A Lucta  ; A Mai de Familia  ; A Malagueta  ; A Manha  ; A Manhã  ; A Marmota  ; A Marmota na Corte  ; A Nação  ; A Noite  ; A Noite: Supplemento  ; A Noticia  ; A Offensiva  ; A Patria Paraense  ; A Phenix  ; A Politica  ; A Provincia  ; A Provincia de Matto Grosso ; A Razão  ; A Reacção  ; A Reforma  ; A Regeneração  ; A Republica  ; A Republica: Orgão do Club Republicano  ; A Revista  ; A Revoluçaõ de Novembro  ; A Revolução Pacifica  ; A Semana  ; A Tribuna  ; A Tribuna Livre  ; A União  ; A Vanguarda  ; A Verdade  ; A Vida Fluminense  ; A Vida Moderna  ; A Voz da Religião  ; A Voz da Religião no Cariri  ; A Voz do Caixeiro  ; Almanach Agricola Fluminense  ; Almanach Brazileiro Illustrado  ; Almanach da Educadora Companhia Nacional de Seguros de Vida  ; Almanach da Revista do Exercito Brasileiro  ; Almanach de Juiz de Fora  ; Almanach do Armazem Encyclopédico  ; Almanach do Carmense  ; Almanach do Paraná  ; Almanach do Rio de Janeiro  ; Almanach do Vassourense  ; Almanach Guimaraes  ; Almanach Illustrado do Correio da Europa  ; Almanach Popular Campista  ; Almanach Sul Mineiro ; Almanack do Centenario de Rezende  ; Almanack Litterario Alagoano das Senhoras  ; Almanak  ; Almanak : Administrativo, Mercantil e Industrial  ; Almanak Administrativo da Provincia do Maranhão  ; Almanak Administrativo Mercantil, e Industrial da Bahia  ; Almanak Administrativo, Civil e Industrial  ; Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial  ; Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial da Provincia de Pernambuco  ; Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro  ; Almanak Administrativo, Mercantil, Industrial e Agricola  ; Almanak Corumbaense  ; Almanak da Provincia das Alagoas  ; Almanak da Provincia de São Paulo  ; Almanak do Amigo dos Surdos Mudos  ; Almanak do Estado de Alagoas  ; Almanak do Jornal do Agricultor  ; Almanak do Povo  ; Almanak do Restaurant Democrata  ; Almanak dos Negociantes do Imperio do Brasil  ; Almanak Historico de Lembranças Brasileiras  ; Almanak Industrial, Mercantil e Administrativo da Cidade e Municipio de Campos  ; Almanak Medico da Imperial Pharmacia Diniz  ; Almanak Popular do Rio de Janeiro  ; Almanak Republicano Brazileiro  ; Almanaque do Garnier  ; America Brasileira  ; America Latina: Revista de Arte e Pensamento  ; Annaes Brasilienses de Medicina  ; Annaes da Academia de Medicina  ; Annaes da Assembléa Legislativa Provincial da Bahia  ; Annaes da Assembléa Legislativa Provincial do Rio de Janeiro  ; Annaes da Camara dos Senhores Deputados do Estado Federado da Bahia  ; Annaes da Escola de Minas de Ouro Preto  ; Annaes de Medicina Brasiliense  ; Annuario da Aug. e Resp. Loj. Cap. Estrella do Oriente  ; Annuario da Provincia do Rio Grande do Sul  ; Annuario das Estações Sportivas  ; Annuario de Estatistica Demographo Sanitaria da Cideade do Rio de Janeiro  ; Annuario de Minas Geraes  ; Annuario do Ensino  ; Annuario Fluminense  ; Annuario Historico Brazilense  ; Annuario Medico Brasileiro  ; Annuario politico, historico e estatistico do Brazil  ; Architectura no Brasil  ; Archivo Medico Brasileiro  ; As Orphãs  ; Astro de Minas  ; Aurora Cearense  ; Autores e Livros  ; Bazar Volante  ; Boletim da Alfandega do Rio de Janeiro  ; Boletim da Illustrissima da Camara Municipal da Corte  ; Boletim da Libertadora Norte Rio Grandense  ; Boletim da Sociedade de Geographia do Rio de Janeiro  ; Boletim do Expediente do Governo  ; Boletim do Grande Oriente do Brasil  ; Boletim do Grande Oriente Unido e Supremo Conselho do Brazil  ; Boletim do Museu Paraense  ; Boletim Eleitoral  ; Brado Conservador  ; Brasil. Ministério do Império  ; Brazil  ; Brazil Livre  ; Breviario  ; Calendario e Dados Astronomicos  ; Campeão Lusitano  ; Carbonario  ; Cartão Postal  ; Chronica Maranhese  ; Chronista  ; Cidade de Caxias  ; Cidade do Rio  ; Ciência para Todos  ; Ciência Política  ; Cine Reporter  ; Cinearte  ; Città di Caxias  ; Clamor Nacional  ; Club Curitybano  ; Commercio do Amazonas  ; Conceição do Serro  ; Conferencias Populares  ; Constitucional  ; Constitucional Pernambucano  ; Correio da Assemblea Provincial  ; Correio da Bahia  ; Correio da Manhã  ; Correio da Tarde  ; Correio da Victoria  ; Correio de Minas  ; Correio de S. Paulo  ; Correio do Brazil  ; Correio do Estado  ; Correio do Municipio  ; Correio do Norte  ; Correio do Sertão  ; Correio Mercantil  ; Correio Mercantil, e Instructivo, Politico, Universal  ; Correio Official de Goyaz  ; Correio Official de Minas  ; Correio Paraense  ; Correio Paulistano  ; Correio Sergipense  ; Corsario  ; Courrier Du Brésil  ; Critica  ; Deutshe Beitung  ; Dezesseis de Julho  ; Diario Carioca  ; Diario da Assemblea Geral, Constituinte, e Legislativa do Imperio do Brasil  ; Diario da Assemblea Legislativa Provincial de Minas Geraes  ; Diario da Camara dos Senadores do Imperio do Brasil  ; Diario da Noite  ; Diario de Belem  ; Diario de Minas  ; Diario de Noticias  ; Diario de S. Luiz  ; Diario de S. Paulo  ; Diario do Abax’o Piques  ; Diario do Brazil  ; Diario do Commercio  ; Diario do Maranhão  ; Diario do Natal  ; Diario do Povo  ; Diário do Rio de Janeiro  ; Diario Español  ; Diario Mercantil  ; Diario Nacional  ; Diario Official  ; Diario Portuguez  ; Die Fackel  ; Diretrizes  ; Documentos Historicos ; Dom Casmurro  ; Don Quixote  ; Espelho Fluminense  ; Esphynge  ; Espirito Santo  ; Estado de Goyaz  ; Estrella do Amazonas  ; Exposição  ; Farol Maranhese  ; Festa  ; Flan: O Jornal da Semana  ; Folha do Acre  ; Folha do Domingo  ; Folha do Povo  ; Folhinha Commercial e de Utilidade Geral  ; Folhinha de Almanak  ; Folhinha do Povo  ; Folhinha Nacional  ; Fundamentos  ; Gazeta Artistica  ; Gazeta Colonial  ; Gazeta da Bahia  ; Gazeta da Noite  ; Gazeta da Tarde  ; Gazeta de Noticias  ; Gazeta de Petropolis  ; Gazeta do Commercio  ; Gazeta do Natal  ; Gazeta do Norte  ; Gazeta do Sertão  ; Gazeta dos Tribunaes  ; Gazeta Juridica  ; Gazeta Luzitana  ; Gazeta Médica da Bahia  ; Gazeta Nacional  ; Gazeta Official  ; Gazeta Paranaense  ; Gazetinha  ; Goyaz : Orgão do Partido Liberal  ; Grito da Rasão  ; Guarapuava  ; Guia das Cidades do Rio de Janeiro e Nictherohy  ; Guia Indispensavel  ; Guia Mensal  ; Guia Militar  ; Guia Postal do Imperio do Brazil  ; Heliopolis  ; Hierarchia  ; Horario Official das E. de Ferro Brazileiras  ; Idade D’ Ouro  ; IL Brasile  ; Il Moscone  ; Il Pasquino  ; Imparcial  ; Imperio do Brasil: Diario do Governo  ; Imperio do Brasil: Diario Fluminense  ; Imprensa Evangelica  ; Imprensa Popular  ; Indicador Commercial do Almanak Popular  ; Indicador Militar  ; Jerusalem  ; Jornais de Ouro Preto  ; Jornal da Fortaleza  ; Jornal da Parahyba  ; Jornal da República  ; Jornal da Tarde  ; Jornal da Victoria  ; Jornal das Familias  ; Jornal das Moças  ; Jornal de Noticias  ; Jornal de Sergipe  ; Jornal de Timon  ; Jornal do Agricultor  ; Jornal do Amazonas  ; Jornal do Aracaju  ; Jornal do Ceará  ; Jornal do Pará  ; Jornal do Povo: publicação à tarde  ; Jornal Official  ; Klaxon  ; Kosmos  ; Le Messager  ; Le Messager Du Brésil  ; Leituras Religiosas  ; Letras e Artes : suplemento de A Manhã  ; Liberal Mineiro  ; Liberdade  ; Libertador  ; Livro da Lei Mineira  ; Marmota Fluminense  ; Matto Grosso : revista mensal de sciencias, lettras, artes e variedades  ; Mensageiro do Coração de Jesus  ; Minas Artistica  ; Minas Geraes  ; Minerva Brasiliense  ; Movimento  ; Mundo Esportivo  ; Museo Universal: jornal das familias brazileiras  ; Myrto e Acacia  ; Norte de Goyaz  ; Nortista  ; Nossa Voz  ; Noticias  ; Nova Luz Brazileira  ; Novas Diretrizes  ; Novidade  ; Novo Correio das Modas  ; Novo e Completo Indice Chronologico da Historia do Brasil  ; Novos Rumos  ; O Abolicionista  ; O Album  ; O Alto Purús  ; O Americano  ; O Amigo das Letras  ; O Amigo do Homem  ; O Analista  ; O Annunciador  ; O Apostolo  ; O Araripe  ; O Arauto de Minas  ; O Archivo Illustrado  ; O Argos da Provincia de Santa Catharina  ; O Argos Pernambucano  ; O Asteroide  ; O Auxiliador da Administração do Correio da Tarde  ; O Auxiliador da Industria Nacional  ; O Baependyano  ; O Bem Publico  ; O Bom Senso  ; O Brasil  ; O Brasil Historico  ; O Brasil Illustrado  ; O Brazil  ; O Brazil Medico ; O Brazil Militar  ; O Cachoeirano  ; O Caixeiro  ; O Capibaribe  ; O Carapuceiro  ; O Cearense  ; O Cenaculo  ; O Cicerone  ; O Coió  ; O Combate  ; O Commercial  ; O Commercio  ; O Conciliador  ; O Conservador  ; O Constitucional  ; O Correio da Tarde  ; O Correio do Purús  ; O Cruzeiro  ; O Cruzeiro do Sul  ; O Curupira  ; O Debate  ; O Democrata  ; O Democrata Federal  ; O Despertador  ; O Diario Novo  ; O Écho D’Alêm Tumulo ; O Espectador  ; O Espelho  ; O Espirito Santense ; O Estado  ; O Estado de Minas Geraes  ; O Estado do Ceará  ; O Estado do Espirito Santo ; O Estandarte  ; O Farol Paulistano  ; O Figaro : Folha Ilustrada  ; O Garoto  ; O Gato: Album de Caricaturas  ; O Globo  ; O Globo Expedicionario  ; O Governador  ; O Grito Nacional  ; O Guanabara  ; O Guarany  ; O Guaycuru  ; O Holophote  ; O Homem do Povo  ; O Homem Livre  ; O Horizonte  ; O Imparcial  ; O Indio  ; O Iniciador  ; O Jornal  ; O Jornal da Senhoras  ; O Leopoldinense  ; O Liberal  ; O Liberal de Minas  ; O Liberal do Para  ; O Liberal Pernambucano  ; O Macauense  ; O Matto Grosso ; O Medico do Povo  ; O Mequetrefe  ; O Mercantil  ; O Mercurio  ; O Momento  ; O Momento Feminino  ; O Monitor  ; O Mosquito  ; O Municipio  ; O Myosote  ; O Noticiador Catholico  ; O Novo Farol Paulistano  ; O Novo Mundo  ; O Observador  ; O Olho da Rua  ; O Orbe  ; O Paiz  ; O Palpite da Época  ; O Pão da Padaria Espiritual  ; O Pará  ; O Paranaense  ; O Pelicano  ; O Pharol; O Pharol Constitucional  ; O Piauhy  ; O Pirralho  ; O Planalto  ; O Portuguez  ; O Povo  ; O Programma Avisador ; O Programma Guiador  ; O Progresso Medico  ; O Progresso.  ; O Publicador  ; O Publicador Goyano  ; O Publicador Official  ; O Quinze de Novembro do Sexo Feminino  ; O Rebate  ; O Recreador Mineiro: periodico litterario  ; O Regenerador  ; O Regulador  ; O Reporter  ; O Republicano  ; O Republico  ; O Rio Negrense  ; O Rio Nú ; O Sacy  ; O Santelmo  ; O Santo Officio  ; O Seculo  ; O Semanário  ; O Sete d’ Abril  ; O Sexo Feminino  ; O Sol: jornal litterario, politico e critico  ; O Telegrapho  ; O Tempo  ; O Universal  ; O Ypiranga  ; Oasis  ; Opinião  ; Opinião Liberal  ; Os Ladrões de Casaca no Rio de Janeiro  ; Ostensor Brasileiro  ; Pacotilha  ; Pallivm  ; Panoplia  ; Patria  ; Patria Nova  ; Pequeno Almanak  ; Pequeno Jornal  ; Periodico dos Pobres  ; Pharol  ; Pontos Nos II  ; Pregoeiro Constitucional  ; Publicações Diversas  ; Publicador Maranhense  ; Quo Vadis? : orgam de interesses populares  ; Radical Paulistano  ; Ramo de Acacia  ; Recreio do Bello Sexo ; Reform  ; Relatorio : Ministerio da Guerra  ; Relatorio do Ministerio da Viação e Obras Publicas  ; Relatorio dos Trabalhos do Conselho Interino de Governo  ; Relatorios dos Presidentes das Provincias Brasileiras : Imperio  ;Relatorios dos Presidentes dos Estados Brasileiros  ; Reverbero : Constitucional Fluminense  ; Revista Agricola do Imperial Instituto Fluminense de Agricultura  ; Revista Brasileira  ; Revista Contemporanea  ; Revista da Academia Cearense  ; Revista da Semana  ; Revista da Sociedade Academica; Deus Christo e Caridade  ; Revista da Sociedade Jockey Club ; Revista de Engenharia  ; Revista de Estradas de Ferro  ; Revista de Horticultura  ; Revista do Archivo Publico Mineiro  ; Revista do Exercito Brasileiro  ; Revista do Instituto da Ordem dos Advogados Brasileiros  ; Revista do Instituto do Ceará  ; Revista do Instituto Polytechnico Brasileiro  ; Revista do Jardim da Infancia  ; Revista do Museu Paulista  ; Revista do Rio de Janeiro  ; Revista dos Cursos Praticos e Theoricos da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro  ; Revista Illustrada  ; Revista Industrial de Minas Geraes  ; Revista Maritma Brazileira  ; Revista Medica  ; Revista Medica Brasileira  ; Revista Medica Fluminense  ; Revista Mensal da Sociedade  ; Revista Mensal das Decizões Proferidas Pela Relação da Corte  ; Revista Moderna  ; Revista Musical e de Bellas Artes  ; Revista Nacional e Estrangeira  ; Revista Pharmaceuctica  ; Revista Popular  ; Revista Trimensal do Instituto do Ceará  ; Revue Commerciale Financière Et Maritime  ; Rio Commercial Journal  ; Rio Grande do Norte  ; Rio Post  ; Rua do Ouvidor  ; S. Francisco  ; Sciencia para o Povo  ; Semana Ilustrada  ; Semanario Civico  ; Semanário Maranhense  ; Semanario Official  ; Sergipe  ; Tagarela  ; The Anglo Brazilian Times  ; The Rio News  ; Treze de Maio  ; Tribuna  ; Tribuna Liberal  ; Tribuna Pharmaceutica  ; Tribuna Popular  ; União Medica  ; Verde  ; Vida  ; Vida Politica : suplemento de A Manhã  ; Voz do Chauffeur  ; Voz do Povo  ; Voz Operária

 São imagens como a apresentada abaixo que você terá o prazer de encontrar na Hemeroteca Digital Brasileira da Biblioteca Nacional… Acesse: hemerotecadigital.bn.br

 

 

 

Compartilhe:
  • googleplus
  • linkedin
  • tumblr
  • rss
  • pinterest
  • mail

Escrito por: Alex da Silveira

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003) e especialização em Sistema de Informação e Qualidade Total pelo Centro Universitário Augusto Motta (2007). Atualmente é bibliotecário da Fundação Biblioteca Nacional. É editor e fundador do blog Bibliotecno.com.br - Veja o currículo completo em http://alexdasilveira.com/?page_id=180

Existem 8 comentários

  • Parabéns, Alex. Excelente trabalho.

  • I used to be recommended this blog by way of my cousin. I am no longer certain whether this put up is written by means of him as no one else recognize such precise about my trouble. You’re wonderful! Thank you!|Nice weblog here! Also your site quite a bit up fast! What host are you using? Can I am getting your affiliate link on your host? I wish my site loaded up as quickly as yours lol|Wow, amazing blog format! How long have you ever been running a blog for? you made running a blog glance easy. The overall look of your site is wonderful, as well as the content material!|I am no longer sure the place you’re getting your info, however good topic. I needs to spend a while finding out much more or working out more. Thank you for wonderful info I used to be searching for this info for my mission.|You really make it appear so easy together with your presentation but I find this matter to be really something that I feel I might by no means understand. It sort of feels too complex and very large for me. I’m having a look forward to your subsequent put up, I’ll try to get the dangle of it!|I’ve been surfing on-line more than three hours nowadays, yet I by no means found any attention-grabbing article like yours. It is pretty price sufficient for me. In my view, if all webmasters and bloggers made just right content as you probably did, the web will likely be a lot more helpful than ever before.|I do consider all of the ideas you’ve introduced in your post. They are really convincing and will definitely work. Nonetheless, the posts are too brief for starters. Could you please prolong them a bit from next time? Thanks for the post.|You can definitely see your expertise in the paintings you write. The sector hopes for more passionate writers such as you who aren’t afraid to mention how they believe. Always go after your heart.|I will immediately clutch your rss feed as I can’t find your e-mail subscription hyperlink or newsletter service. Do you have any? Kindly let me know so that I could subscribe. Thanks.|Somebody essentially assist to make seriously posts I would state. That is the first time I frequented your website page and so far? I surprised with the research you made to create this actual put up extraordinary. Wonderful activity!|Wonderful site. Lots of useful information here. I am sending it to some friends ans also sharing in delicious. And of course, thank you to your effort!|hello!,I like your writing so so much! percentage we communicate more approximately your article on AOL? I need a specialist on this house to resolve my problem. Maybe that is you! Having a look ahead to see you.|F*ckin’ awesome things here. I am very glad to look your post. Thanks so much and i’m looking forward to touch you. Will you kindly drop me a e-mail?|I simply could not depart your website before suggesting that I actually enjoyed the usual info an individual supply to your guests? Is going to be again steadily in order to check up on new posts|you’re in reality a just right webmaster. The website loading velocity is amazing. It kind of feels that you are doing any unique trick. Furthermore, The contents are masterwork. you’ve performed a fantastic activity in this subject!|Thanks a bunch for sharing this with all people you actually recognise what you are speaking about! Bookmarked. Kindly additionally seek advice from my website =. We could have a hyperlink alternate agreement among us!|Terrific paintings! This is the type of info that are meant to be shared across the internet. Disgrace on the search engines for now not positioning this submit upper! Come on over and visit my website . Thanks =|Helpful information. Lucky me I found your website by accident, and I am shocked why this coincidence did not happened earlier! I bookmarked it.|I have been exploring for a bit for any high-quality articles or blog posts in this kind of house . Exploring in Yahoo I eventually stumbled upon this website. Reading this information So i’m satisfied to show that I’ve a very just right uncanny feeling I discovered just what I needed. I such a lot surely will make certain to don’t disregard this site and give it a glance on a constant basis.|whoah this weblog is great i really like reading your posts. Stay up the good paintings! You recognize, a lot of people are looking round for this info, you can help them greatly.|I relish, lead to I found just what I used to be taking a look for. You have ended my four day lengthy hunt! God Bless you man. Have a nice day. Bye|Thank you for every other fantastic post. The place else may anybody get that kind of information in such an ideal means of writing? I have a presentation next week, and I’m on the search for such info.|It’s actually a nice and useful piece of info. I’m happy that you simply shared this useful information with us. Please keep us informed like this. Thank you for sharing.|magnificent publish, very informative. I’m wondering why the other specialists of this sector don’t notice this. You must proceed your writing. I am confident, you’ve a great readers’ base already!|What’s Going down i’m new to this, I stumbled upon this I have found It absolutely helpful and it has helped me out loads. I’m hoping to give a contribution assist different users like its aided me. Great job.|

  • Terrific paintings! That is the type of information that are supposed to be shared across the internet. Disgrace on Google for no longer positioning this put up higher! Come on over and discuss with my site . Thank you =

  • Calls to Hotan government offices and a spokeswoman for the Xinjiang government were not answered. Cheap Jordans 6 for Sale http://www.stonewall.org.uk/youth_jordan/AuthenticJordans.php

  • The Xinjiang region’s economy grew by 12 percent in 2012, compared to 2011, but many Uighurs complain that better-paying jobs, land and business opportunities are beyond their grasp. Uighurs account for a little under half of Xinjiang’s 22 million civilian inhabitants; Han Chinese account for 40 percent, according to government data. The Hotan area has about two million inhabitants, nearly 97 percent of them Uighur, according to census data from 2010. Jordans for Sale http://blog.freesound.org/wp-blog/wp-jd/JordansForSale.php

  • Xinjiang shares borders with Central Asian countries as well as Pakistan and a sliver of Afghanistan. It came under the control of Chinese Communist forces in 1949, and swaths are still controlled by quasi-military production organizations, which run huge farms for cotton, tomatoes and other crops. Jordans for Sale http://blog.freesound.org/wp-blog/wp-jd/JordansForSale.php

  • Comente

    Quer expressar a sua opinião?
    Comente!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>