Suporte e mercado digital e impresso

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DIGITAIS DE GRAÇA NA WEB

Histórias em quadrinhos do projeto Kaplan que agora estão disponíveis para acesso via web, democratizando as HQs digitais, onde o único requisito para se acessar é um navegador e acesso a web e abrindo espaço para tablets e livros eletrônicos com navegadores

• googleplus
  • tumblr
  • mail
ARTIGO

Há algum tempo publicamos no Bibliotecno que as histórias em quadrinhos haviam pulado para a tela do celular, na época falando das HQ distribuídas pela operadora de telefonia móvel “Oi”. O tempo passou e um aplicativo para Iphone entrou no mercado com HQs do projeto Kaplan que agora estão disponíveis para acesso via web. Isto significa maior democratização da HQs digitais, onde o único requisito para se acessar é um navegador e acesso a web.

A liberação para a web tem suas vantagens pois permite alcançar um maior número de usuários e a exibição de imagens em tamanhos maiores. Outro aspecto é que portar o projeto Kaplan para a web poderia significar abrir para outros modelos de aparelhos celulares sem a necessidade de programas específicos para os mais diversos sistemas operacionais mobile, bastando que o aparelho tivesse um navegador. Contudo, ao fazer um teste com o navegador nativo do Nokia 5800 é notável que a tela pequena não é interessante para a leitura das HQs disponibilizadas no site. Mas é bom estar atento ao fato de que aparelhos móveis com telas maiores como tablets e E-readers poderão se beneficiar do conteúdo.

Para quem não conhece o projeto Kaplan publica histórias em quadrinhos com 2 principais diferencias das HQs impressas: A história é exibida quadro a quadro e não com um conjunto de cenas por página e todos os quadros de uma história não são publicados de uma única vez, criando assim um vinculo de retorno como ocorre com novelas e sérias nas televisões. Fora isto, as principais característica do quadrinhos permanecem: Desenhos estáticos e balões textuais. Acesse o projeto Kaplan em http://www.projetokaplan.com.br

• googleplus
  • tumblr
  • mail

Escrito por: Alex da Silveira

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003) e especialização em Sistema de Informação e Qualidade Total pelo Centro Universitário Augusto Motta (2007). Atualmente é bibliotecário da Fundação Biblioteca Nacional. É editor e fundador do blog Bibliotecno.com.br - Veja o currículo completo em http://alexdasilveira.com/?page_id=180

Existem 2 comentários

• Alex D'ates disse:

“Xará”!!!

Valeu pela divulgação, cara. É sempre bom recebermos um feedback e incitarmos um dos pontos primoridiais de Kaplan: levantar a discussão saudável e inteligente a respeito do futuro dos quadrinhos… e, claro, ler ótimas histórias!!!

Aquele abraço.

• De nada parceiro. Sempre que houver uma iniciativa interessante para a leitura digital divulgaremos e debateremos, é claro.

• Comente

Quer expressar a sua opinião?
    Comente!