jbdig98Ao selecionar um jornal (ou uma notícia) os recursos básicos existentes no Google Livros estão lá. É possível navegar  “segurando as páginas com o mouse e arrastando as mesmas”, passar a página por botões de avançar ou retroceder, encontrar a página que se deseja pesquisa por meio da digitação de sua numeração, aplicar zoom, exibir em tela cheia e ajustar a página pela altura da tela. Mas existe a falta de uma pesquisa textual pelo texto da edição que está sendo visualizada.

Ao passar o ponteiro do “mouse” pela página de uma edição algumas marcações indicarão matérias que com apenas um clique poderão ser lidas facilmente, pois o Google Notícias irá acionar o efeito de zoom, de forma seja possível realizar a leitura, centralizando aquela notícia do jornal na tela.

jbdig108

Pelo menos nas pesquisas realizadas pelo BIBLIOTECNO verificou-se o “problema” de não ser possível omitir as marcações de título de matéria e termos pesquisados quando se chega a uma página através da busca de notícias, conforme pode ser verificado na imagem acima. Porém, quando se recupera a página através na navegação por período e se aplica o zoom manualmente este “problema” não foi detectado, conforme a imagem abaixo.

jbdig1118

Com certeza estamos analisando um acervo de conteúdo rico e importante para pesquisas históricas no brasil, mas 3 fatos negativos devem ser mencionados:

1. Para melhorar a leitura o google fez um trabalho de tratamento nas páginas do jornal o que resultou em um fundo acinzentado e liso que não retrata a obra original.

2. O recurso necessita de bandas de rede com alta velocidade para que uma pesquisa extensa seja realizada, o que é raro em muitas áreas do país.

3. Pesquisa realizada em apenas algumas matérias indexadas e não em todo conteúdo do jornal, o que torna o sistema de busca deficitário.

Uma questão interessante é quanto a relação Google e Jornal do Brasil oferecendo um produto digital e de fácil acesso que concorre com o acervo impresso da Biblioteca Nacional. Na principal biblioteca de memória do país não existe uma coleção digital do Jornal do Brasil, mas verifique na imagem abaixo o carimbo em uma das edições digitalizadas do acervo do Google.

jbdig128

Diga o que pensa: