Mais debatidos no BT
34

Acervo histórico digitalizado do Jornal do Brasil no Google Notícias. Analise dos recursos de pesquisa.

Análise do acervo histórico digitalizado do Jornal do Brasil que contém aproximadamente 17.608 edições de um dos mais importantes jornais do país. O Bibliotecno analisou as formas de busca e visualização do acervo administrado pelo Google.

Compartilhe:
  • googleplus
  • linkedin
  • tumblr
  • rss
  • pinterest
  • mail
PUBLICIDADE
ARTIGO
  ATUALIZAÇÃO (14/09/2012): A Biblioteca Nacional também está digitalizando o Jornal do Brasil e em sua Hemeroteca será disponibilizada todas as edições da publicação, diferente do Google - do qual aborda o antigo texto deste tópico - e com a possibilidade de busca no conteúdo da publicação. Para acessar os períodos já inseridos pela Biblioteca Nacional na HDB acesse: http://hemerotecadigital.bn.br/jornal-do-brasil/030015
  Em 2008 era anunciada pela imprensa que o Jornal do Brasil (e a hoje extinta Gazeta Mercatil) haviam realizado acordo de digitalização com o Google. Para quem não acompanhou mais o assunto deve-se perguntar: O que aconteceu? A resposta está na falta de divulgação, pois boa parte do Jornal do Brasil está digitalizada e disponível para consulta. O acesso a esta página não é tão fácil e então o BIBLIOTECNO indica o endereço direto do arquivo de páginas digitalizadas - news.google.com/newspapers?nid=0qX8s2k1IRwC Hoje, neste tópico, será feita uma análise da página do acervo digitalizado do Jornal do Brasil no Google. Mesmo sendo um jornal brasileiro, a interface que temos acesso está em inglês, porém, não dificulta em nada a pesquisa. Na primeira tela temos uma disposição do conteúdo muito parecida com a do pioneiro em arquivamento da web "Internet Archive" com o conteúdo ordenado cronologicamente em colunas.

Na imagem acima tem-se colunas apresentando edições por décadas, desde 1890 (há um erro nesta primeira coluna pois as edições presentes são de outro período) com ilustrações da primeira página de algumas edições digitalizadas daquele período. A distribuição pode ser alterada para ano, mês (imagem abaixo), semana e dia.

Abaixo do período são apresentados título, quantas imagens da primeira página de cada edição estão sendo exibidas por período, o total de edições (issues) digitalizadas para cada período e um link que permite verificar todas as edições digitalizadas naquela faixa de tempo, que é o mesmo que selecionar a organização por dia.

Mesmo sendo um grande acervo é possível verificar as edições que não foram digitalizadas (por falhas no acervo original ou por não existirem) pois a coluna correspondente aquele período não é suprimida, sendo exibida com o texto "No editions avaliable) logo abaixo.

Manter a coluna de um período não digitalizado é interessante para que o pesquisador tenha uma melhor visão das falhas, contudo, pode dar ao mesmo a idéia de um arquivo com um volume demasiado de falhas. Mesmo não sendo possível acessar algumas edições ausentes deve-se grifar que o arquivo disponível é extenso com 17.608 edições digitalizadas, o que significaria, em linhas gerais, 48 anos de conteúdo digitalizado dos 119 possíveis (quase 50% da coleção).

Na tela onde são apresentadas as edições por período há também a possibilidade de realizar buscas por uma data específica e redimensionar o tamanho das imagens com opções de pequeno, médio e grande.

Ainda há um campo de busca por termos, contudo, indicado para todo o acervo do google news, porém, seria interessante a possibilidade de busca apenas no conteúdo do acervo que está sendo visualizado, como ocorre com o Google Livros. Ao realizar uma consulta pelo termo "copa 1970" neste campo com a intenção de recuperá-la no jornal do brasil foi necessário navegar nas páginas indicadas pelas figuras abaixo.


Pesquisa realizada pelo termo "Copa 1970" reportou a resultados em edições de jornais e webjornais recentes (últimas duas década)
Assim, foi necessário utilizar a opção de alterar o período desejado
Na tela seguinte foi exibido gráficos indicado a freqüência de resultados pela faixa de tempo pesquisaAo clicar em um gráfico de uma determinada faixa de tempo a tela seguinte irá exibir gráficos por faixas de tempo mais específicas (p/ex. ao selecionar década de 1970, no gráfico seguinte serão exibidos os anos da década desejada. Abaixo do gráfico são exibidos resultados da busca.
Ao clicar em um gráfico de faixa de tempo serão exibidos gráficos por períodos mais específicos. Conforme o pesquisador escolhe novos períodos o resultado da busca, apresentado abaixo dos gráficos, vai sendo atualizado.[/caption]

O grande problema deste tipo de consulta (em todo o acervo do Google News) é que o usuário deve indicar seus termos de pesquisa e após visualizar o resultado em todo o acervo será necessário seguir filtros cronológicos até chegar ao período desejado. No caso de uma pesquisa que contenha como termo de busca um período (p/ex. Copa 1970) seria interessante que o resultado desse preferência aos resultados encontrados nas edições do período inserido no campo de busca, e não nas notícias mais recentes.

Um grande problema da pesquisa ser realizada em todo o acervo do Google News é que o resultado é visualizado por todos os jornais e webjornais arquivados. Enquanto o acervo histórico tiver apenas o Jornal do Brasil como título, a não utilizar um recurso de filtro por fonte não será necessariamente um problema, contudo, havendo outros títulos a situação será a mesma quando se pesquisa um tema em fontes recentes.

A pesquisa por fonte existe, porém, está escondida no item "pesquisa avançada" quase nunca observado por muitos usuários da web. Na pesquisa avançada não só é possível realizar a consulta entre termos e fontes, mas também indicar a data que se deseja pesquisar, evitando seguir todos os passos que foram indicados acima.

Assim, estados diante de um problema de usabilidade, pois havendo tão poucos recursos a mais na pesquisa avançada estes deveriam estar disponíveis logo na primeira tela de pesquisa. Como o Google adota seus refinamentos de consulta, quando são poucos, logo na primeira página de busca em outros serviços (como no caso do Google imagens) levar o usuário a uma página de pesquisa avançada seria faze-lo aprender, desnecessariamente, uma nova forma de interação com a ferramenta.

 

 

Ao selecionar um jornal (ou uma notícia) os recursos básicos existentes no Google Livros estão lá. É possível navegar  “segurando as páginas com o mouse e arrastando as mesmas”, passar a página por botões de avançar ou retroceder, encontrar a página que se deseja pesquisa por meio da digitação de sua numeração, aplicar zoom, exibir em tela cheia e ajustar a página pela altura da tela. Mas existe a falta de uma pesquisa textual pelo texto da edição que está sendo visualizada.

Ao passar o ponteiro do “mouse” pela página de uma edição algumas marcações indicarão matérias que com apenas um clique poderão ser lidas facilmente, pois o Google Notícias irá acionar o efeito de zoom, de forma seja possível realizar a leitura, centralizando aquela notícia do jornal na tela.

Pelo menos nas pesquisas realizadas pelo BIBLIOTECNO verificou-se o “problema” de não ser possível omitir as marcações de título de matéria e termos pesquisados quando se chega a uma página através da busca de notícias, conforme pode ser verificado na imagem acima. Porém, quando se recupera a página através na navegação por período e se aplica o zoom manualmente este “problema” não foi detectado, conforme a imagem abaixo.

Com certeza estamos analisando um acervo de conteúdo rico e importante para pesquisas históricas no brasil, mas 3 fatos negativos devem ser mencionados:

1. Para melhorar a leitura o google fez um trabalho de tratamento nas páginas do jornal o que resultou em um fundo acinzentado e liso que não retrata a obra original.

prop_digitalizados

2. O recurso necessita de bandas de rede com alta velocidade para que uma pesquisa extensa seja realizada, o que é raro em muitas áreas do país.

3. Pesquisa realizada em apenas algumas matérias indexadas e não em todo conteúdo do jornal, o que torna o sistema de busca deficitário.

Uma questão interessante é quanto a relação Google e Jornal do Brasil oferecendo um produto digital e de fácil acesso que concorre com o acervo impresso da Biblioteca Nacional. Na principal biblioteca de memória do país não existe uma coleção digital do Jornal do Brasil, mas verifique na imagem abaixo o carimbo em uma das edições digitalizadas do acervo do Google.

Compartilhe:
  • googleplus
  • linkedin
  • tumblr
  • rss
  • pinterest
  • mail

Escrito por: Alex da Silveira

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003) e especialização em Sistema de Informação e Qualidade Total pelo Centro Universitário Augusto Motta (2007). Atualmente é bibliotecário da Fundação Biblioteca Nacional. É editor e fundador do blog Bibliotecno.com.br - Veja o currículo completo em http://alexdasilveira.com/?page_id=180

Existem 34 comentários

  • RT @alexbibliot: Acervo histórico digitalizado do Jornal do Brasil no Google Notícias. Analise dos recursos de pesquisa.: http://alexdasilveira.com/?p=594

  • […] permite a pesquisa em um grande volume de edições das décadas de 30 a 90 (veja a análise aqui http://alexdasilveira.com/?p=594 ). Devido a esta análise do JB, este tópico fará um breve levantamento sobre uma revista […]

  • carlos disse:

    Haveria a possibilidade de me mandar um passo a passo.Estou tentando fazer uma pesquisa, mas estou encontrando dificuldades.Achei muito confuso.
    Att,
    Carlos

  • Renato Martini disse:

    É possível imprimir a página do jornal no Google News?

  • Infelizmente não. A única opção é captura de tela

  • Qual exatamente foi o problema encontrado? No caso do JB Digitalizado, basta arrastar a página segurando com o mouse e clicar na década desejada, seguido do ano, mês, semana e dia… até chegar a data específica desejada. Caso busque uma data específica, poderá digitar no campo acima das imagens em miniatura dos jornais… neste caso a data deverá ser em formato invertido, ou seja, aaaa/mm/dd. Para passar as páginas pressione o mouse (e mantenha pressionado) e arraste para a esquerda ou direita.

  • Romiran disse:

    Obrigado por tornar disponível um material valioso e acessível para todos.
    É satisfatório poder verificar acontecimentos em uma determinada época a ser escolhida!
    Pode-se afirmar que é uma forma de viajar ao passado!

  • Ricardo disse:

    Caro Alex,

    Eu estou pesquisando no acervo digitalizado, mas é muito complicado ficar em um netbook indo e voltando a tela, eu gostaria de saber como posso pegar esse jornal no periodo que estudo, seria possivel conseguir gravar essejornal em HD.?

    Abraços

    Ricardo

  • Infelizmente, diferente das soluções apresentadas pela Veja, pela Folha de São Paulo, entre outros que permitem o download da edição, o JB/Google permite apenas a visualizacão do documento na nuvem, como o google gosta. Isto complica, devido as dimensões dos antigos JBs, a visualização em dispositivos com telas menores. Uma “solução” para minimizar o problema é expandir a tela de exibicão da ferramenta do google e colocar o navegador em tela cheia… fora isto, o google não oferece nenhum outro recurso similar a outras publicações digitalizadas por outros meios

  • Acervo histórico digitalizado do Jornal do Brasil: http://t.co/AWnDhDR

  • Acervo histórico digitalizado do Jornal do Brasil no Google Notícias. Analise dos recursos de pesquisa. | BIBLIOTECNO http://t.co/h3ErZmP

  • RAFAEL disse:

    Não consigo realizar a busca avançada nos arquivos do Jornal do Brasil que estão no Google, algém poderia me informar se é possivel realizar uma busca por palavras no referido acervo,
    desde já agradecido

  • Caro Rafael, quando inclui o JB na lista de periódicos digitalizados e fiz um texto sobre o mesmo havia um item pesquisa avançada que há alguns meses não se faz mais presente. Infelizmente o Google retirou a busca… o que deveria ser a especialidade deles. Se for uma matéria específica ou algo que só tenha saído no JB fica complicado, agora, se quiser ter una idéia de quando o JB pode ter publicado algo que outros jornais também possam ter publicado, indico pesquisar na Folha de São Paulo digitalizada, que tem pesquisa avançada, verificar os dias em que costumaram falar do assunto e depois ver as datas no JB. É meio que uma gambiarra, mas na situação que especifiquei pode ajudar.

  • ruy cerqueira disse:

    caro alex silveira

    como fço para adquirir as ediçoes digitalizadas de setembro a dezembro de 1971?

  • Cara, aquilo que não está presente na Google só em microfilme mesmo na Biblioteca Nacional, ou com o próprio jornal. Se não estiver no Rio de Janeiro a dica é que a Biblioteca Nacional tem pesquisa a distancia (há um formulário no site http://www.bn.br para isto) e envia as imagens que desejar cópia para outras localidades em formato de imagem digital ao custo de R$ 2,00 (acho que não mudou o valor) + R$ 3,00 de orçamento + custo de envio dos correios.

  • Welington Daniel disse:

    Alguém sabe como faço para conseguir consultar exemplares do jornal “O Globo” entre janeiro e fevereiro de 1985?

  • Maria Cristina G Alves disse:

    Olá,
    Meu avô foi jornalista mais ou menos em 1930. Como faço para pesquisar artigos que ele assinou?
    Grata.

  • Leandro Almeida disse:

    Alex,

    Parabens pelo artigo e por outro sobre usabilidade das bibliotecas digitais.

    Sobre a pesquisa avançada, também vi que tiraram o link. Uma opção é digitar na página do Google a busca, seguido do site. Aí creio que ele restringe a pesquisa ao periódico JB.

    Exemplo – digite tudo junto na caixa de pesquisa do Google:

    Copa 1970 site:http://news.google.com/newspapers?nid=0qX8s2k1IRwC

    Achei o resultado muito precário se comparado ao Acervo Folha, Veja e Estado, mas pode funcionar para algumas palavras-chave.

  • Olá Leandro, não sei se já conhece a Hemeroteca Digital Brasileira, da Biblioteca Nacional, com mais de 600 títulos digitalizados e busca no conteúdo dos jornais… o endereço oficial é hemerotecadigital.bn.br mas acesse por memoria.bn.br que é o serviço que mais vale, a busca direta… já publiquei no Bibliotecno a parte 1 de um tutorial deste serviço http://bibliotecno.com.br/?p=2270

    Mas agora que vem a parte mais interessante… a HDB já tem mais de 600 títulos e outros estão sendo digitalizados… Sabe qual está sendo digitalizado neste momento? O Jornal do Brasil… Acredito que até o fim do ano já deveremos ter boa parte do JB digitalizado e com busca no conteúdo, possibilidade de salvar o arquivo e boa qualidade, além da seleção completa (num primeiro estágio a BN está digitalizando 1950-200 e depois fará do número 1 até 1949)…

    Se não conhece a HDB divirta-se em memoria.bn.br (observação… a BN esta em paralização até 18/07/2012 e hoje – 17/07/2012 – todos seus serviços web amanheceram fora do ar)….

  • Maria, o Google retirou a possibilidade de busca no conteúdo do JB… mas agora vem uma boa notícia (mas para médio prazo): a Biblioteca Nacional está digitalizando também todo o Jornal do Brasil e com busca dentro do conteúdo… será colocado em memoria.bn.br … acredito que até o fim do ano alguma parte já esteja disponível…

  • Leandro Almeida disse:

    Alex,
    Muito boa essa notícia de que estão digitalizando o Jornal do Brasil. Eu consultei a HDB para uma pesquisa que estou fazendo, e também aguardo com ansiedade os novos periódicos como o JB.
    Várias vezes eu tento acessar a HDB e vejo que ela está no ar, principalmente de madrugada. Seria interessante eles colocarem um aviso quando isso ocorrer.
    Abraços
    Leandro

  • rogerio campos disse:

    estou querendo consultar a revista do jb de domingo de numero 705 ou 750, onde uma bela mulher anda sobre os trilhos e fala sobre saude

  • JOSE VALENTIM DE ANDRADE ALVIM disse:

    PREZADO ALEX DA SILVEIRA E DIRETORIA DO GOOGLE:

    PORQUE FIZ UMA PERGUNTA, IRRISÓRIA MAS IMPORTANTE PARA MIM, E AO INVÉS DE OBTER A RESPOSTA, TIVE A INFELIZ CONSTATAÇÃO DE DESCOBRIR, QUE AS 110 RESPOSTAS DISPONIVEIS, NENHUMA DELAS CONDIZ UMAS COM AS OUTRAS E NÃO TEM NADA HAVER COM A PERGUNTA FORMULADA, PELO CONTRÁRIO, NA SEXTA RESPOSTA DISPONIVEL NA PRIMEIRA PAGINA, TEM ALGO QUE EU NUNCA IMAGINARIA NO GOOGLE, A RESPOSTA OU O CABEÇARIO DA RESPOSTA QUE DEVERIA ESTAR NA COR PREDOMINANTE DAS RESPOSTA DO GOOGLE, SE APRESENTA EM COR LILÁS OU ROXA, E COM UM ASSUNTO, QUE DEVERIA SER INEXISTENTE NUM ACÊRVO DE CONSULTA PÚBLICA TÃO SOLICITADO, PRINCIPALMENTE, POR ESTUDANTES. FAÇA A PERGUNTA QUE EU FIZ, E DA FORMA QUE, EU COLOQUEI, CONSTATE ESSA ABERRAÇÃO: PERGUNTA OU QUESTIONAMENTO: QUANTO TEMPO A BATATA TIPO INGLESA PODE CONSERVAR DEPOIS DE DISCADA, AO INVÉS DE DESCASCADA, TENHO CERTEZA QUE DESCOBRI POR ACASO UMA ANOMALIA TERRIVEL DENTRO DO ACÊRVO DO GOOGLE. POIS ÊSTE ACÊRVO DEVERIA SERR SUPERVISIONADO POR ÓRGÃOS DE INTELIGÊNCIA, MUNICIPAL ESTADUAL E FEDERAL, PARA O QUE DESCOBRI NUNCA TIVESSE EXISTIDO OU SIDO POSTADO. POR ISSO, É QUE CADA VÊZ MAIS, ÊSTE PAÍS, ÊSTE PAÍS SE CONCERNE COMO: UM TREM, UM BARCO, UM CARRO, UM AVIÃO, EM TOTAL VELOCIDADE E NINGUÉM POR CONDUZI-LO !!!

  • Claudio de Paiva Amaral disse:

    Prezado Alex da Silveira.
    Tento localizar um artigo do João Saldanha cujo título me parece que era “Porque o flamengo é campeão”.Foi a primeira vez que a coluna saiu impressa com a altura total do jornal e deve ter sido entre 1981 e 1986.Cheguei a recortá-lo mas perdi.
    Aguardo sua ajuda.
    Grato.
    Claudio Amaral.

  • Luiza Nunes disse:

    Tendo vivido no Brasil entre 1984 e 1991 0 meu companheiro já falecido deu uma entrevista ao Jornal do Brasil, creio que em 1985, sobre anarquismo. Para um trabalho que estou a fazer sobre ele e a sua pintura, gostaria muito de ter cópia dessa entrevista. O nome dele era Abílio Belo Marques, mas não sei se deu a entrevista com esse nome ou apenas Abílio Marques. Seria possível satisfazer este pedido, mesmo que tenha de pagar pela obtanção do referido artigo?
    Antecipedamente muito grata pela v/atenção a este assunto,
    Luiza Nunes

  • Solicito uma fitinha de um cartunista que escrevia sobre: Hewerton, o mordomo, e Sulamita, a pulga lasciva. Eu me chamo Hewerton e minha mullher Sulamita. Sempre guardava as fitinhas, recortava e colava numa folha, mas infelizmente, numa mudança, ela sumiu.

  • Não encontrei um artigo com este nome. Entre em http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=030015_10&pesq=flamengo%20%C3%A9%20campe%C3%A3o%20+%20jo%C3%A3o%20saldanha e veja se é referente a uma das 45 ocorrências encontradas nesta pesquisa. Na barra superior da página basta clicar na seta dupla abaixo do total de ocorrências para passar para a seguinte.

  • O site ficou inativo por um certo tempo e por isto a demora, desculpe-me. Veja se é este artigo: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=030015_10&PagFis=104254

  • Devido a qualidade da digitalização não posso confirmar se a imagem é esta mesmo, porém, acredito que seja esta matéria: http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=030015_10&PagFis=203434

  • sonia de souza disse:

    por favor me ajude a localizar uma pessoa que trabalhou no jornal do brasil,em 1986 ou 85,ele chama sergio barbosa,e tinha um pequeno defeito na perna,ele foi o unico amor da minha vida,meu face e esse..https://www.facebook.com/sonia.souza.35912672,muito obrigada!!

  • Américo Veríssimo de Castro Gomes disse:

    Eu estou fazendo uma pesquisa sobre uma reportagem que saiu em todos os jornais do Rio de Janeiro no dia 6 de julho de 1962 sobre as prisoes feita pelo governador Carlos Lacerda no dia 4 de julho de 1962 durante uma greve dos bancários

  • Comente

    Quer expressar a sua opinião?
    Comente!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>